Curso IBUSP 2018

123

Curso IBUSP 2018

adalardo
Administrador
Bem vindo ao Curso de Introdução ao R. Poste seu nome, sua filiação e o seu tema de interesse em pesquisa.

Meu nome é Alexandre, sou professor do curso e filiado ao departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP. Meu interesse em pesquisa é entender mecanismos de coexistência de espécies e como são estruturadas as comunidades vegetais. As abordagens que utilizamos no meu grupo de pesquisa são: (1) estudos observacionais (dinâmica e estrutura de florestas); (2) experimentais manipulativos em campo e (3) simulações computacionais. Além disso, tenho me dedicado a alguns projetos de software livre, coordenando ou participando da elaboração de pacotes do R e recentemente de uma plataforma de gerenciamento de dados biológicos (http://opendatabio.ib.usp.br) em fase experimental.

Re: Curso IBUSP 2018

ananizanini
Meu nome é Anani Morilha Zanini, sou mestranda em Conservação de recursos naturais pelo Programa de Pós Graduação em Recursos Florestais da ESALQ/USP, Piracicaba.
Meu interesse em pesquisa é avaliar o estoque de carbono em diferentes metodologias adotadas em processos de restauração florestal, e a geração de modelos que estimem o carbono nessas áreas.

Re: Curso IBUSP 2018

cecilimendes
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Cecili Barrozo Mendes, sou doutoranda em Genética e Biologia Evolutiva no IB-USP.
Meu interesse em pesquisa é entender como se organizam e conectam as populações de invertebrados marinhos, especialmente nemertíneos, e como isso influencia os processos de especiação. Abordamos essas questões em meu grupo de pesquisa de duas principais formas:
1- Análise de marcadores neutros, especialmente SNPs, para inferir a conectividade das populações
 2-Integrando dados moleculares, morfológicos e ecológicos  na delimitação de espécies

Re: Curso IBUSP 2018

lucas.camacho
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Lucas Camacho e sou aluno de mestrado no Dep. de Ecologia do Instituto de Biociências da USP.

Meu interesse principal está na interface entre ecologia e evolução e eu quero entender como a coevolução forma, mantém e quebra interações ecológicas e como essas interações ecológicas influenciam o processo coevolutivo. No meu mestrado eu vou utilizar redes ecológicas empíricas e modelos matemático para explorar como as variações na força das interações de mutualismos influenciam o processo coevolutivo.

Re: Curso IBUSP 2018

VMTorrone
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Olá, me chamo Vinicius Montagner, sou mestrando no departamento de Ecologia IB-USP, e com orientação do Danilo G. Muniz, busco compreender como a seleção sexual afeta a evolução de táticas alternativas de acasalamento utilizando modelos baseado em indivíduo.

Re: Curso IBUSP 2018

Natane
Em resposta à esta mensagem postada por ananizanini
Meu nome é Natane, sou aluna de doutorado de Biodiversidade Animal do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas.

Meus principais interesses são: Taxonomia de dípteros muscomorpha, Entomologia forense, Antropoentomofagia, ensino de entomologia e Biodiversidade.

Meu doutorado investiga a biodiversidade de duas famílias de dípteros necrófagos em quatro fragmentos da Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

Re: Curso IBUSP 2018

camila.cbfs
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Camila Bassi Fernandes da Silva, sou mestranda em Genética e Biologia Evolutiva no IB-USP.
Meu projeto é buscar variantes em famílias que apresentam alta ocorrência de pacientes com fissuras labiopalatinas e testar se tais variantes exibem alteração do padrão de metilação. Dentre as análises para o meu projeto, será feita a análise de estudo de ligação, em que farei uso da ferramenta R para preparo de arquivos, motivo pelo qual me interessou o tema da disciplina.

Re: Curso IBUSP 2018

Marcos Martins
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Marcos Aurélio Martins Oliveira da Silva e sou aluno de mestrado no Departamento de Ecologia do IBUSP.

Meu interesse principal está na interface das áreas de Ecologia, Evolução e Genética e busco compreender como uma bactéria endossimbionte age como um elemento genético egoista dentro do hospedeiro, ora desenvolvendo conflito, ora cooperação. No meu mestrado vou avaliar a frequência de Wolbachia em assembleias de drosofilídeos neotropicais, tentando compreender se variação no espaço (altitude) e tempo (estações) afeta a frequência da bactéria dentro das populações das espécies encontradas.

Re: Curso IBUSP 2018

thiagorodriguess
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Thiago, sou aluno de doutorado da PG em Ecologia Aplicada - ESALQ/USP.

Tenho especial interesse em Ecologia de Mamíferos em paisagens agrícolas. Especificamente, meu doutorado busca compreender como o grupo dos tatus persistem neste contexto de paisagem.

Re: Curso IBUSP 2018

Eduarda Romanini
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Olá, meu nome é Eduarda Romanini, mas podem me chamar de Duda.

Sou aluna de doutorado do programa de Ecologia do IBUSP, aluna do prof.  Dr. Leandro R. Tambosi.
No meu doutorado eu buscarei compreender a influência das mudanças no uso e cobertura da terra, bem como da variação da biomassa de cultivos agrícolas, sobre parâmetros de qualidade da água.

Re: Curso IBUSP 2018

gustamfar
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Gustavo Amaral Faria, sou aluno de mestrado no Programa de Pós Graduação em Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Meu interesse em pesquisa é descobrir e entender quais genes estão sendo expressos no momento que as espécies de dípteros que estudo estão se alimentando. Estas espécies de moscas possuem importância médico forense, portanto, o comportamento delas, pensando no subtrato em que elas fazem a oviposição é muito importante para mim.

Re: Curso IBUSP 2018

Ivan Laurino
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Bom dia, meu nome é Ivan, sou doutorando do Instituto Oceanográfico da USP (entrei agora esse ano). Sou formado em Ciências Biológicas pela UNESP, atuo na área de ecologia de ecossistemas costeiros. O título da minha tese é “Processos da biodiversidade como base para a avaliação da vulnerabilidade de praias arenosas frente a eventos climáticos extremos”. Valeu!

Re: Curso IBUSP 2018

Silara Batista
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Silara Fatima Batista, sou doutoranda em Biologia Animal pela UNESP de São José do Rio Preto, mas desenvolvo meu doutorado no Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan.

Meu interesse é avaliar como a dieta e o uso do ambiente influenciam a morfologia e como tais traços evoluíram dentro de uma tribo monofilética de serpentes.

Re: Curso IBUSP 2018

Augusto Santos Rampasso
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Boa tarde!

O meu nome é Augusto Santos Rampasso, e sou mestrando do Departamento de Genética e  Biologia Evolutiva da USP. Os meus interesses são ecologia e evolução de Drosophilidae (Diptera).

Re: Curso IBUSP 2018

Arthur B. Cambler
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Olá, meu nome é Arthur e sou mestrando em Botânica no Instituto de Biociências da USP. Meu tema de interesse é a composição e arquitetura da parede celular de plantas, em especial da cana-de-açúcar, e meu projeto visa adaptar o método utilizado para acessar os componentes da parede celular para que ele possa ser aplicado em um grande número de amostras.

Re: Curso IBUSP 2018

Paola Bongiovani
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Paola Bongiovani, sou mestranda no departamento de Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ/USP, em Piracicaba. Meu interesse em pesquisa é Agrometeorologia, em geral, e modelos de crescimento de culturas. O título de meu projeto é "Mudanças climáticas e seus impactos na cultura da mandioca no Semiárido brasileiro e estratégias de manejo para mitigação das perdas".

Re: Curso IBUSP 2018

Rodrigo Silva
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Olá, meu nome é Rodrigo, sou mestrando em Ecologia pelo departamento de Biociências da USP, orientado pelo Jean Paul, laboratório LEPAC. Tenho interesse em estudos ecológicos voltados para manejo e conservação. No mestrado, irei trabalhar com o efeito da cobertura vegetal e tipo de matriz predominante da paisagem na diversidade taxonômica e funcional de aves.

Re: Curso IBUSP 2018

Del_Bel
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Renan, sou mestrando no departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP. Meu interesse é em como os caracteres funcionais estão estruturados em uma comunidade vegetal, quais as implicações disso para a distribuição de espécies e como isso afeta as interações ecológicas no espaço.

Re: Curso IBUSP 2018

Jonathan Lawley
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Meu nome é Jonathan W. Lawley, sou mestrando em Zoologia no IB-USP.

Meus interesses em pesquisa estão relacionados à delimitação e distribuição de espécies de invertebrados marinhos, atualmente focado em águas-vivas (Cnidaria), com a integração de dados moleculares e morfológicos. Nesse sentido, também tenho bastante interesse em entender plasticidade ecofenotípica, tanto as variáveis quanto os mecanismos envolvidos.

Re: Curso IBUSP 2018

f.serrano
Em resposta à esta mensagem postada por adalardo
Sou o Filipe Serrano, aluno de Doutorado no Dep. de Ecologia do Instituto de Biociências da USP.

O meu interesse de pesquisa passa pelo entendimento de como padrões biogeográficos e macroecológicos podem estar interligados com filogenia e de como utilizar este conhecimento para gerar soluções para conservação da biodiversidade, principalmente de répteis.
123