Ajuste final da função - ajuda com if...

Ajuste final da função - ajuda com if...

jessicacorso
Oi, boa tarde pessoal, estou fazendo os testes finais da minha função.
Ela é uma função para determinar o tempo mínimo que um mergulhador deve ficar na superfície entre 2 mergulhos consecutivos. Mas, caso ele não tenha ficado muito tempo no primeiro mergulho, ou tenha sido raso, ele não vai precisar desse tempo de superfície, pode fazer um mergulho após o outro.
Então eu tenho uma tabela de valores com os tempos mínimos, e quando não é necessário o tempo de superficie, essa tabela possui NA s.

O meu comando de retorno ao usuário é:
return(paste("O tempo mínimo que você deve ficar na superfície entre seus 2 mergulhos é: ", t_min, "(h:min)"))

mas quando o objeto t_min é NA, fica um espaço em branco que parece que a função deu errado.

Eu tenho 2 alternativas, preencher todo NA com 00:00, ou fazer um if, e estou tentando fazer pelo if, mas algo está dando errado:

if(t_min==NA))
  {
    t_min <- paste("Você não precisa de intervalo de superfície, pode fazer fazer os mergulhos um em sequência do outro. 00:00")
  }

tentei também:
if(t_min==is.na(t_min))
  {
    t_min <- paste("Você não precisa de intervalo de superfície,  pode fazer fazer os mergulhos um em sequência do outro. 00:00")
  }

Alguém sabe o que devo fazer?

Re: Ajuste final da função - ajuda com if...

danilomuniz
Jessica,

o comando tmin == NA não funciona porque ele devolve NA. Vc acertou na 2a tentativa ao usar a função is.na().

Mas, se vc olhar no help(), verá que is.na() devolve um valor lógico, TRUE ou FALSE

Então, se vc quer entrar no if apenas se o valor for um NA, vc pode simplesmente colocar o is.na() como condição do if, algo como:

if(is.na(tralala))
{
   comandos que serão executados se tralala for NA
}

Re: Ajuste final da função - ajuda com if...

jessicacorso
Obrigada!